sábado, 26 de janeiro de 2013

Mensagem postada no monstesclaros.com


De: Davidson Caldeira                     Data: Seg 10/12/2012 18:07:17
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: dcrarquitetura@ig.com.br
Pensamentos de um arquiteto e urbanista.

Arquiteto e urbanista em atividade , funcionário concursado da prefeitura onde já ocupei diversos cargos na Seplan sou profundo conhecedor da atividade publica na área de planejamento urbano e execução de obras públicas. Me sinto então com competência para opinar, sem ser o dono da verdade, já que as verdades são muitas, sobre os caminhos que a nossa Montes Claros deve tomar para se tornar uma verdadeira Metropole, pois somos de fato a cidade principal de uma região metropolitana.
Em primeiro lugar o prefeito precisa antes de fazer obras, planejar o crescimento da cidade, definir para onde a cidade deve e pode crescer, definir as diretrizes do crescimento ou até de um não crescimento da cidade, pois como cidade pólo, acho que deveríamos parar de crescer e incentivar o crescimento das outras cidades num raio de 50 km. Isto só se faz com a elaboração de um plano diretor bem executado por profissionais competentes , que nessa área especifica ainda não temos em nossa cidade, mas que a UFMG , através da sua escola de arquitetura e engenharia tem e pode ser contratada até sem licitação por ser entidade sem fins lucrativos.
Adiantando o planejamento da cidade acho que deveríamos através da legislação urbanística incentivar o crescimento da cidade para a região leste, as margens e até depois do anel rodoviário, nas proximidades do bairro independência pois la não existe morro que impeça o crescimento da cidade. Desta forma toda e qualquer universidade, todo hospital, enfim toda atividade de grande porte deveria ser permitida apenas naquela região e indo mais longe a prefeitura deveria construir o novo paço municipal (sede da prefeitura, camara de vereadores, hospital municipal, ) naquela região . Estariamos criando a exemplo de belo horizonte , o vetor-leste.
Davidson Caldeira, arquiteto urbanista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário