domingo, 15 de maio de 2011

SOS SAPUCAIA


COMUNIDADE FAZ MOBILIZAÇÃO PARA PROTEÇÃO DA SERRA DA SAPUCAIA
(Serra do Mel)


               Foi iniciada em Montes Claros uma campanha de mobilização da comunidade, que visa a proteção da Serra da Sapucaia, área de preservação permanente e cartão postal da cidade. A campanha foi deflagrada pela Organização Vida Verde (Ovive), juntamente com outras instituições do município e do país. Os participantes da mobilização estão assinando uma lista de abaixo-assinado, a ser encaminhada às autoridades e órgãos responsáveis, manifestando preocupação com a conservação da Serra da Sapucaia.

               O coordenador da Ovive, Soter Magno Carmo, salienta que a discussão em torno da importância da Serra da Sapucaia surgiu a partir da possibilidade de aprovação de novos loteamentos na parte alta, que possam ameaçar as áreas de preservação permanente, a fauna e a flora. Ele lembra que as Leis Municipais nº 4.198 (Lei de Ocupação e Uso do Solo), de 23 de dezembro de 2009 e a nº 4.243 do dia 12 de julho de 2010, possibilitam  o crescimento urbano da cidade, incluindo a parte alta, na região sudoeste, ou seja, abrangendo a principal parte da bacia hidrográfica do rio Vieiras e as sub-bacias dos rios Carrapato, Gameleira, Porcos, Bicano, Pai João e Vargem Grande. “Não queremos interferir no desenvolvimento de Montes Claros, mas que o mesmo deverá acontecer preocupando com a sustentabilidade socioambiental do município”, explica Soter.

               “A nossa preocupação não é simplesmente com a aprovação de novos loteamentos, mas sim com a proteção de parte da bacia hidrográfica e com os efeitos negativos que podem ser gerados pela ocupação de terrenos na parte alta, especialmente na Serra da Sapucaia, que é um patrimônio natural que precisa ser preservada, sendo que o primeiro aviso já foi dado no dia 02 de novembro de 2009 quando houve a inundação na parte baixa da região em questão”, afirma Soter Magno.

               O ambientalista alerta que a construção de  loteamentos e condomínios na parte alta, em um futuro próximo, poderá acarretar sérias conseqüências, sobretudo, inundações, para uma população estimada em aproximadamente 120 mil pessoas, residente na parte baixa da cidade, na bacia do Rio Vieiras e das suas respectivas sub-bacias. “Levantamos a campanha de mobilização da comunidade para discutir um assunto muito sério. Devemos recordar a tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro em 2010, que não aconteceu da noite para o dia, e a nossa intenção é prevenir para que situação semelhante não possa acontecer em Montes Claros. Vale ressaltar que as condições topográficas, qualidade do solo, tipos de rocha são diferentes, mas os efeitos negativos poderão ser semelhantes”, acrescenta o coordenador da Ovive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário