quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mensagem postada no montesclaros.com

Mensagem N° 67966                 

De: Luiz Ortiga                           Data: Qua 15/6/2011 13:11:16

Cidade: Brasília/df



Lemos e analisamos a a mensagem 67964 do montesclaros.com, originado na Patrimar Engenharia e marcelo@patrimar.com.br que representam as firmas Caparaó Construtora e Patrimar Engenharia.Como montesclarense ausente, pois resido em Brasília/DF, tenho a observar: -As empresas, dizem, ser os investimentos e empreendimentos com preocupações de sustentabilidade (qualidade daquilo que é sustentável, que se pode sustentar, conservar, manter - Aurélio). Onde está o projeto? -A área já é considerada de uso urbano e legalizado pela Prefeitura* -Não haverá construção na área de enconsta da serra - no poente. -Prevê vias ecológicas -(que tipo de pavimento seria usado?). -*Há fazendeiros que ocupam a área com gado e com trilhas (como pode ser urbana?). -Já fizeram estudos ambientais minunciosos geológicos, hidrícos, vegetais e faunísticos. Onde estão? Quem os fez? Isso foi o que as firmas disseram. A grande verdade é que há necessidade de transparência total neste caso. A sociedade montesclarense tem que se organizar de fato para defender o patrimônio municipal que terá consequências irreversíveis para as gerações que virão. A municipalidade tem que estar bem preparada com seus órgãos ambientais que devem ser compertentes para análise e com ética, a situação. Exigir EIA/RIMA para o empreendimento, caso haja permissão, conforme a legislação brasileira. A comunidade deverá estar consciente da ganância das imobiliárias, fato tão comum nas grandes cidades. Todo o processo deverá transcorrer em total transparência e com a sociedade montesclarense sendo ouvida (!) e devidamente informada passo a passo das gestões a serem desenvolvidas. É o mínimo que se pede pela grande preocupação que todos nós passamos a ter.

Um comentário:

  1. Caro muralista Luiz Ortiga, autor da mensagem 67966, em atenção ao seu comentário, vimos esclarecer que:
    1) Como afirmamos na mensagem 67964, ainda não existe um projeto. O que temos é um pré-projeto, em fase de estudos preliminares, que está totalmente à disposição da imprensa e dos montes-clarenses interessados em conhecê-lo. Inclusive, este pré-projeto está sendo apresentado em reuniões setorizadas da sociedade civil organizada e, felizmente, após o compreensível ruído que o desconhecimento provoca inicialmente, está sendo muito bem aceito.
    2) O pavimento que se pretende utilizar no empreendimento é de material poliédrico, com alto índice de permeabilidade. Reforçando: não teremos asfalto.
    3) A área que as empresas Caparaó e Patrimar, segundo os limites estabelecidos pela lei municipal 4243, é sim uma área urbana, que, conforme já dissemos, tem grande parte de seu uso hoje destinado a fazendas de gado e trilhas sem manutenção. O empreendimento parque permitirá a recuperação ambiental do local, vez que ele está seriamente ameaçado pelas atividades atuais.
    4) Conforme também já dissemos na mensagem anterior, como se trata de um pré-projeto ainda em fase de estudo, os levantamentos geológicos, hídricos, vegetais e faunísticos estão em desenvolvimento e, quando concluídos, certamente serão apresentados à imprensa e à comunidade.
    5) O EIA/RIMA é condição obrigatória para qualquer empreendimento da natureza do que estamos propondo e, com certeza, será desenvolvido no seu devido momento, até porque esta é uma exigência da legislação, que será, da nossa parte, rigorosamente cumprida.
    6) Estamos conduzindo o pré-projeto com absoluta transparência. Estamos totalmente abertos ao diálogo e queremos a intensa participação da comunidade montes-clarense do início ao fim de sua elaboração.

    Atenciosamente,
    MARCELO MARTINS
    Diretor de Marketing Patrimar Engenharia

    ResponderExcluir